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domingo, 2 de dezembro de 2012

Considerações sobre Vygotsky e sua obra

  

Vygotsky ultrapassou as características socioculturais de sua época e denotou amplo conhecimento em vários campos. Esse conhecimento foi resultado de um projeto do autor, revelado na intencionalidade de dedicar-se ao estudo da Psicologia. Sobre essa diversidade e profundidade de conhecimento de Vygotsky, 
Ao longo de mais de cinco décadas trabalhando no campo da ciência, eu nunca encontrei alguém que sequer se aproximasse de sua clareza de mente, sua habilidade para expor a estrutura essencial de problemas complexos, sua amplidão de conhecimentos em muitos campos e sua capacidade para antever o desenvolvimento futuro de sua ciência. (1988, p. 21)
 As críticas de Vygotsky ao pensamento psicológico da primeira década do século xx referiam-se à sua estratégia central que era «[...] reduzir os complexos acontecimentos psicológicos a mecanismos elementares que pudessem ser estudados em laboratório por meio de técnicas exatas, experimentais» (1988, p. 23). Com isso, o próprio Vygotsky destacava aos seus colaboradores, que a psicologia da época obtinha «[...] a exclusão de todos os processos psicológicos superiores, inclusive as ações conscientemente controladas, a atenção voluntária, a memorização ativa e o pensamento abstrato»
          A perspectiva contextual e a teoria de Vygotsky, em particular, sugere que o desenvolvimento das crianças de uma cultura ou de um grupo dentro de uma cultura pode não ser um norma apropriada para crianças de outras sociedades ou grupos culturais.
encerra em si mesmo
Considerando-se isso, do ponto de vista teórico, os educadores não podem mais desconsiderar a contribuição de importantes teorias que dão conta da função do ambiente social no desenvolvimento e na aprendizagem, como é o caso do interacionismo construtivista de Piaget, para quem a aprendizagem depende de um processo pessoal e ativo de constante abertura para o novo em um contexto de significados – razão pela qual o ensino não se
Além dele, a abordagem sociointeracionista de Vygotsky, que prestou enorme contribuição às concepções de intervenção escolar, pela ênfase no poder das mediações entre sujeito e o objeto de conhecimento, mecanismo essencial para o descobrimento do mundo e construção de si mesmo.
Embora nenhum dos dois pesquisadores tenha pretendido elaborar uma pedagogia propriamente dita, ambos deixaram contribuições incalculáveis para a Educação. Os dois cientistas vem influenciando o fazer pedagógico das salas de aulas no ensino brasileiro, e conseqüentemente, às mudanças pedagógicas na escolas, tendo em vista a nova Lei de Diretrizes e Bases, em vigor desde 1996.
Piaget e Vygotsky, comparando suas teorias, destacando seus conceitos e os
educadoresQue escola é essa que estamos apresentando às crianças que
começarmos a nos questionar com maior freqüência sobre o assunto
Ao final do prelúdio deste artigo, que pretende analisar as propostas de princípios que os determinaram, bem como suas convergências e divergências, fica esta interrogação difícil de ser engolida por nós, que nos dizemos - em sua essência ativas e curiosas - quando chegam à sala de aula perdem a vontade aprender ? Esperamos que este artigo sirva de inspiração para
2. CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VIGOTKSKY NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
 A zona de desenvolvimento proximal==
A ZDP muitas vezes é tomada como um dos níveis de desenvolvimento, porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido, Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP. Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizada.

COGNOSCENTE
2.1.O LEGADO PIAGETIANO
de morreu aos 80 anos de idade, deixando publicada uma vasta obra. Ainda
Jean Piaget nasceu em uma família rica e culta, em 1896, na Suíça, onadolescente, iniciou suas leituras nas áreas de Filosofia, Lógica e Religião. Biólogo de formação, estudou filosofia e doutorou-se em Ciências Naturais aos 2 anos. Estudou Filosofia com Breuler e trabalhou nos laboratórios da G. E. Lipps e Wreschner com Psicologia Experimental, em Zurich.
Permaneceu dois anos na Sorbone, em Paris, onde estudou com
Lalande e mais tarde veio a lecionar Psicologia da Criança. Lá também trabalhou na padronização de testes de inteligência, com Binet e Simon. Insatisfeito com este tipo de mensuração, criou o Método Clínico, inspirado em dois outros métodos, o Experimental e o de Interrogação Clínica, largamente utilizados à época, especialmente por Freud e Jung.

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