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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relatório de Psicopedagogia Clínica

FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVA E DE
TÉCNOLOGIA-FATEC/RO
 CLOTILDE VICENTE GUIMARÃES
  
      Porto Velho
         2011         

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
    CLOTILDE VICENTE GUIMARÃES
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Relatório de Estágio Clínico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade Ensino Fundamental da Faculdade DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS FATÉC/RO

Prof.ª Me Joelma

CLOTILDE VICENTE GUIMARÃES
  FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA

FATEC/RO

Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica apresentado à Faculdade ...... do curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional


Nota: _____________ (   ) A = Aprovado (  ) R = Reprovado
                                                         Profº Me Joelma
                        Responsável pela Prática Psicopedagógica

 SUMÁRIO
  
     
1. INTRODUÇÃO.. 5
2. DESENVOLVIMENTO.. 6
2.1 IDENTIFICAÇÕES DA INSTITUIÇÃO.. 6
2.2 DADOS DO AVALIANDO.. 7
2.3 REGISTROS DA QUEIXA.. 7
2.4 REGISTROS DESCRITIVOS DOS ENCONTROS. 7
3 DEVOLUTIVA AOS PAIS E AO ALUNO. 17
4 PARECER PSICOPEDAGÓGICO. 18
5 INFORME PSICOPEDAGÓGICO. 19
6  PROPOSTA DE INTERVENÇAÕ. 20
7  CONSIDERAÇÕES FINAIS. 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 22
ANEXOS. 23

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo formular uma análise e uma intervenção Psicopedagogica clinica de um aluno cujo pseudônimo V.A. de 9 anos de idade que cursa 3 º ano do ensino fundamental e que vem apresentado dificuldades em seu processo de construção do conhecimento. Enquanto futura psicopedagoga vejo a importância deste trabalho, se justifica pelo necessário aperfeiçoamento do conhecimento adquirido através do estudo do campo. Sabemos que a educação para a cidadania é uma tentativa de fazer com que haja maior conscientização da sociedade a fim de que ela assuma as responsabilidades sociais e políticas que ele cabe.
Portanto, como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar- se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as características de aprendizagem humana.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificações da instituição
Nome da Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Jesus. Situado na Rua: Raimundo Cantuário nº 3862, Bairro Nova Porto Velho, no centro da zona leste em Porto Velho. O horário de funcionamento são das sete e trinta às onze e quarenta hs, e das doze e trinta às dezesseis e quarenta hs. Na modalidade de ensino fundamental. A escola tem seis salas de aula, por nível de ensino, duas turmas de 1º ano, três turmas de 2º ano, três turmas de 3º ano, duas turmas de 4º ano, duas turmas de 5º ano. Sala de informática, tele sala, biblioteca, secretaria, sala de psicologia integrada ao serviço de orientação educacional, sala da diretora, sala dos professores integrado ao serviço de supervisão escolar, banheiros masculino e feminino, deposito para merenda e material de apoio, limpesa e cozinha. Área interna é um patio coberto contendo mesas e bancos grandes, o patio serve de refeitório para os alunos. Na área externa há uma quadra de exporte não coberta, um parque infantil, atrás da escola tem uma Igreja Católica que da acesso a escola, e pode ser utilizada quando necessário. 
Quadro de funcionários corpo técnico. O copo técnico da instituição compõe-se pelo Diretora, vice-diretora, secretaria, supervisora, orientadora e psicologa, com exceção da secretaria os demais componentes da equipe são Pós graduados.
Corpo docente. O corpo docente da instituição é formada por treze pessoas, todos com graduação em nível superior.
Equipe de apoio administrativo composto por uma prestadora de conta, um coordenador de laboratório de informática, uma professora readaptada, um coordenador de laboratório de tele sala, uma bibliotécaria, uma coordenadora de sala de leitura,duas merendeiras, três zeladores, um digitador, dois auxiliares de secretaria. Estes proficionais cinco tem nível superior, outros tem ensino médio e fundamental.
Clientela da escola. A naturalidade dos alunos é predominante do estado de Rondônia. O total de alunos matriculados, 390  meninos 158,   meninas, 212   , alunos evadidos, 01 aluno, alunos portadores de necessidades especiais  são, 10 alunos.
Características socioeconômicas e culturais da comunidade.
Escolaridade dos pais é de classe baixa e média, 61,53% tem ensino médio e 23,10% tem o ensino fundamental, 9,23% tem grau superior, 4,61%não tem escolaridade e 1,53% não especificou, 67,70% das família possui renda igual a um salário mínimo, 4,6% possui renda abaixo de um salário mínimo. E 66,15% das família posssui residencia própria, 32,30% mora de aluguel e 1,55% em outras condições.
Programas e Projetos. A associação  de pais e professores, A.P.P. que está funcionando adequadamente tem exercido e atendido com copetência suas funções, especialmente na administração dos recursos financeiros como: PENAE, PROAF, PME, e o PDDE, caracterizando assim a forma de aplicação descentralizada dos recursos. Os projetos que a escola desenvolve de forma a serem implementadas continuamente na comunidade. Projeto de efetividade como demostração para a família o quanto é valioso cumprir coletivamente com as atividades escolares. Apresentar técnicas de confecção de recursos didáticos afim de que o professor melhore as explanação de suas aulas. Sugerir e determinar coletivamente instrumentais que auxiliem na avaliação do desempenho docente. A instituição dispõe de indicadores, indice do IDEB, aprovação do projeto PREIPES, indicadores com indice de aprovação e reprovação, e cartazes.
Metodologia. "Sistema de avaliação continuada"
"Quem Sou Eu"
"Educação Inclusiva Unido no Respeito as diferenças"
"Semana da Cidadania Família e Escola"
'Festa junina, mini-mercado contestualizando perspectiva de novos saberes".
"Semana da Patria-Patriotismo Cidadania".
Prêmios. A instituição recebeu prêmios, Construindo a Nação Instituindo Cidadania Sesi- 2010/2012. Semana do Transito. Jogos Internos Bom Jesus. 
                                                                                                                           

2.1 DADOS DO AVALIANDO
Nome: V.A.
Data de Nascimento: 24/08/2003
Sexo: Feminino
Filiação: Pai: C.F.S
Mãe: Z.S.S.
Serie: 3º ano Ensino Fundamental.

2.2 REGISTROS DA QUEIXA
V. A. vem apresentando dificuldade em seu processo de construção de conhecimento, ler lentamente não respeita a pontuação na escrita troca as letras, m/n, g/j, t/g. tem dificuldade na compreesão da letra cursiva e de imprensa, a queixa partiu  diretamente da coordenação,  a mãe relatou que V. A.  começou a falar com 2 anos, mas não corretamente, e sempre foi muito ansiosa.

  REGISTROS DESCRITIVOS DOS ENCONTROS.

DIA 08/10/2012

  O primeiro contato veio por meio da coordenação, nos dando oportunidade de esclarecer nosso trabalho e nossos objetivos. Em seguida a coordenadora nos mandou para a biblioteca dizendo que era único lugar disponível para nós desenvolver nosso trabalho psicopedagógico, alegando que as salas estavam ocupadas com outros estágiarios, após as esplicações nos entregou o livro do Projeto Político Pedagógico para fazermos uma análise  e tirar o que precisarmos para o estágio psicopedagógico. Dando continuidade ao nosso estágio marcamos os dias das observações. As observações com a professora foram feitas em dois momentos, nos dois momentos demostrou ser uma professora calma com métodos tradicionais. Depois de observar a professora e a turma, a coordenadora se encarregou de escolher os alunos para nossa envertigação psicopedagógico clínico.

DIA 16/10/2012
Com intuito de ter melhor conhecimento sobre a história de vida de V., foi realizada a Anamnese com a mãe de V. é importante incluir estes dados sobre o paciente dentro de sua dinâmica familiar, contemplando toda a sua história de vida na coleta das informações foram levadas em consideração as etapas de desenvolvimento do aprendente desde a gravidez até o estagio atual.
Identificação do sujeito
V. é uma  menina de 9 anos de idade que estuda atualmente cursando o 3º ano do ensino fundamental, no período matutino na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Jesus, situada na rua Raimundo Cantuário, nº 3862,  bairro Nova Porto Velho,V. A. reside em um bairro distante de  sua escola, juntamente com sua mãe Z. S. S. 35 anos, profissão do lar, seu pai C. F. S. 38 anos profissão pintor de auto,  V. ocupa a posição de 3 filho nesta família, seus irmãos, L.C. de 10 anos, e M. S. F. de 12 anos, a mãe de V. relatou que a menina tem um bom relacionamento entre seus irmão,  e desde pequena tem dificuldade na fala troca as letras mas que nunca se preocupou com isso.

    Considero a entrevista de anamnese um dos pontos crucias de um
bom diagnóstico. É ela que possibilita a integração das dimenções de passado, presente e futuro do paciente, permitindo perceber a construção ou não de sua própria continuidade e das diferentes gerações, ou seja, é uma anamnese da família. ( Weiss, 2010,p.63) 


Filiação
Pai:C. F. S.
Idade: 39 anos
Profissão:Pintor de auto                                                                                                         

Mãe: Z. S. S.
Idade: 35 anos
Profissão:do lar
Escolaridade: 6º ano do ensino fundamental.                                                        
                                              
                                                         
ANTECEDENTES NATAIS:GESTAÇÃO                                                            
                                                   

                             
Para realização da Anamnese em nenhum momento da entrevista ela
resistiu em responder as perguntas, mostrando acessível a tornando a conversa bastante agradável.
Em seus relatos, Z. S. S. deixa claro que apesar da gravidez não ter sido planejada V., foi uma criança muito bem vinda por toda a família. A gestação ocorreu sem maiores problemas clínico e não sofreu nennhum acidente  durante o período de sua gestação,  o pai acompanhou a esposa nas consultas pré natal, o parto de V. foi normal não demorou muito para nascer,  dormiu bem, foi amamentada no seio materno, hoje se alimenta bem, em seu movimento motor,  engatinhou segurando nos objetos, iniciou seus passos com dez meses. começou a falar com dois anos de idade, a mãe de V. diz que ela é uma menina muito autoritaria e muito objetiva apezar de falar  algumas palavras erradas até   hoje V.     
Iniciou a vida escolar sem maiores problemas de adaptação. Já na apredizagem vem apresentando dificuldade em seu processo de construção de conhecimento

OBSERVAÇÕES:
A mãe de V., disse que sempre coloca V. em aulas de reforço   pois ela tem que trabalhar e ao mesmo tempo não tem paciência de ensina-la Ao final da sessão, ela disse queria poder fazer mais pela minha filha, mas não  tem tempo.

DIA 23/10/2012
1º SESSÃO EOCA
Com o intuito de estudar as manifestações cognitivas afetivo do conduto de V. que podem estar interferindo em seu processo de aprendizagem não abro mão de recurso de avaliação diagnóstica formulado pelo professor argentino Jorge Visca intitulado de Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem (EOCA).
No primeiro momento foi explicado a ela o que seria feito, deixei sobre a mesa a caixa de lápis de cor, giz de cera, lápis sem ponta, apontador, borracha e livro de historinha, tesoura, cola régua, quebra cabeça, jogo da memória.
Esse material foi tudo preparado para você mostrar o que você aprendeu na escola, ela suspirou me olhou e ficou em silencio por alguns minutos, disse a ela, me mostre  que lhe ensinarei a fazer e o que você aprendeu na escola, pegou o lápis sem ponta e logo levantou-se depois olhou os lápis de cor e pegou o lápis de cor preto e com uma folha de papel começou a desenhar
 Observei que V. gosta muito de conversar, com  o lápis, tinha quatro folhas sul fite fez  um desenho em cada folha me disse já terminei tudo, e respondi a ela nós temos um tempo a mais, parou e ficou  olhando,  disse é lindo com muitas figuras e um pau e os lápis de cor, 
Pegou o livro de historinha e foliou contando a historia, mas sem ler narrou a historia certinho ate os felizes para sempre. 
O trecho apresentado acima consiste num resumido relato de comportamento de V. durante a aplicação do EOCA, onde foram verificados aspectos relativos à  temática a dinâmica ao produto a dimensão afetiva e cognitiva do avaliado.

Entrevista operativa centrada na aprendizagem – EOCA  
Nome: V. A.
Data de nascimento: 24/ 08/ 2003
Idade: 9 anos
Horário: 9 h
Observador: Aluna estagiaria do Curso de Especialização em Psicopedagogia clinica e Institucional.


ANOTAÇÕES    HIPÓTESES      
Temática: respondeu tudo que lhe foi perguntado.
Conteúdo manifesto: demonstra ser capaz de
realizar a tarefa.
Conteúdo latente: Corresponder às expectativas do avaliador a seu respeito.
    Necessidade de compreensão.      
Dinâmica: hora a sentado, hora em pé,
 muito espontanea, alegre,   atitude de quem está muito apreensivo
    
Produto: desenho pobre em detalhes,
embora tenha explorado quase todo o
material apresentado.    O medo de arriscar prefere utilizar
materiais que já conhece, bem como
realizar atividades já feita em outras
ocasiões.      
Dimensão afetiva: uma enorme necessidade de
Receber ordens, dizer as atividades a ser
Desenvolvida. Esperando dizer o que
deve realizar.
    Tem um alto grau de dependência,      
Dimensão cognitiva: boa coordenação motora,
traços firmes, não tem habilidade para traçar linhas
retas,suspirou antes de começar a tarefa indicando
uma antecipação e planejamento cerca do que iria
realizar. Descreveu o que desenhou.    Demonstrou capacidade intelectual
porém, necessita de estímulos diretivos
que indiquem o que deve fazer e como
agir. Não consegue tomar decisões
sem consentimento ou diga se está
certo ou errado.   

Observações: V. recebeu as consignas com ansiedade. Demonstrou grande     interesse em corresponder às expectativas e como mecanismo de defesa, contou  muitas histórias no intuito de chamar a atenção.

RELATO DAS SESSOÊS
2º Sessão  DIA 25/10/2012
Atividade: provas operatória conservação de qualidades seriação
Objetivos: observar o funcionamento cognitivo do aluno de acordo com sua faixa etária. Recursos: massa de modelar, folha de papel e tinta guache.
OBSERVAÇÃO
Conservação de quantidade iniciou a sessão explicando o que iríamos fazer e v. ficou feliz em saber o que iria usar massa de modelar coloquei duas caixas de massa sobre a mesa e pedi que escolhesse duas barras, V. então pediu pegue as mesmas cores que eu (branco e amarelo), pedi que ela fizesse duas bolinhas de tamanhos iguais, e depois que me falasse qual que tem mais massa. V. apresentou grau de construção operatória em nível 2 ou intermediário: as resposta apresentam oscilações, instabilidade ou não são completas, chegando ate mesmo a dizer que  as bolinhas tem mais que a salsicha demonstrou não ter entendidos que a disposição das bolas não interfere na qualidade ao terminar esta atividade, juntou as bolinhas e as colocou na caixa e guardou.
Em um segundo momento ofereci a v.a atividade lúdica onde foi utilizada um jogo da memória (para criança acima de 4  anos)

3º Sessão  DIA 30/10/2012
Atividade: provas de conservação de pequenos objetivos: identificar o processo mental usado pela criança para encontrar respostas para a atividade proposta.
Recursos: 10 fichas de E.V. A vermelha e 10 fichas de E.V. As azuis.
Observações: iniciei a sessão explicando o que iríamos fazer, ela achou interessante a cor das fichas e foi logo escolhendo sua cor, cor vermelha, e esta outra azul, falei para ela, vermelho e azul, pegou suas fichas e começou a montar para ficar igual as minhas que organizei em duas fileiras com todas as fichas, perguntei está igual a minha, ele me olhou e respondeu sim.

4º Sessão  DIA 08;11/202
Atividade: técnicas projetivas, os 4 momentos de um dia.objetivo: analisar os  vínculos afetivos do aluno, bem como seu desenvolvimento cognitivo e motor.Recursos: folha de papel, lápis e borracha.
Na acolhida conversamos sobre o dia dela na escola, Expliquei a V., o que iríamos fazer na sessão, e ela achou interessante o desafio de dobrar o papel bem diretinho,  pedi a ela que colocasse no papel fatos que ocorrem no seu dia a dia sem especificações, poderia colocar qualquer dia. Ela desenhou a seguinte sequencia:
1- Uma casa
2- Um coração
3- Varios ultilidades de casa
2º momento: ofereci a V., uma atividade lúdica onde foi utilizado um quebra cabeça (35 peças, para crianças acima de 3 anos) demonstrou interesse perante o jogo disse que  gostava, sendo em vista que a sessão estava, no final, pedi a ela que, lesse o livro de historinha para eu ouvir, deu um sorriso e leu e fez um comentário disse que não gosta muito de ler, e percebi que ela é lenta na leitura.

5º Sessão  DIA 20/11/2012
 característica do nível 2.
2° momento Família educativa
Solicitei a V. que desenhasse uma família qual quer. Ela desenhou a sua própria família com seu pai   mãe e seus dois irmãos.
Quando questionei se era só aquele da família, V. ficou calada.

6º Sessão DIA 29/11/2012
Atividade: Nível pedagógico
Objetivo: Avaliar o nível pedagógico do aluno e seu fundamento cognitivo para desenvolver as atividades propostas, bem sua emoções ao realizá-las.
Recursos: Folha de papel, lápis, borracha, lápis de cor, apontador.
Iniciei a sessão com a entrevista  com a leitura de um texto, onde percebi que V. consegue identificar os sons iniciais das palavras sem dificuldade.
Diante dessa situação, optei pelo ditado topológico.
Material usado: 1(uma) folha de sulfite branco, 1 (uma) caixa de lápis de cor, pedi para V. divida a folha com um traço preto no meio, pegou o lápis preto e assim fez, falei de um lado você vai fazer um circulo vermelho grande, fez mas não o fechou , agora faça um coração amarelo, se recusou a usar o lápis amarelo, e me disse de coração é vermelho, agora fora do circulo vermelho faça sete traços azuis, fez mais que sete, do outro lado do traço preto, quero uma casa grande e uma casa pequena, fez as duas e tudo de uma só cor, pedi que desenhasse um sol alaranjado acima da casa grande, foi feito, abaixo da casa pequena.
Quanto à classificação do estagio de escrita, V. encontra se na fase pré silábica, escrita diferenciada com valor sonoro inicial, porem apresenta alguns erros de escrita universal.

3 DEVOLUTIVA AOS PAIS E AO ALUNO.
O embasamento para a realização dessa devolutiva foi à observação e as anotações realizadas durante o período destinado as sessões de atendimento psicopedagogico, conclui que v. e uma criança bastante feliz, e que esta compatível com o nível de desenvolvimento para sua faixa etária pré operatória (9 anos).em relação a leitura e a escrita encontra  se no nível pré silábico escrita diferenciada cm o valor socorro inicial,nas atividades realizadas,ele fez registros diferentes entre palavras modificando a quantidade e a posição e  fazendo variação nos caracteres, pode conhecer ou não os sons de algumas letras ou de todos elas.
Para a reconstrução de suas hipóteses quanto escrita e leitura, recomendo a exploração dos conhecimentos já atingidos por V. A. com elogios, parabéns por suas realizações e incentivo para tentar fazer de formas diferentes. O emprego do lúdico nessa etapa da vida e de grande utilidade, pois as crianças nessa faixa etária fazem associações, entre o imaginário e o real, então jogo de adivinhações, alfabeto móvel, recorte musica dramatizações, fantoches, entre outras atividades, farão com que se divertindo ele possa aprender e que tal aprendizagem seja de fato significativa, porque dessa maneira ele próprio construa o seu conhecimento.

DIA 06/12/2012
DEVOLUTIVA A INSTITUIÇÃO.
Com o objetivo de apresentar os resultados da avaliação Psicopedagogia realizadas durante o período destinado as sessões de atendimento para com V. A. foi observação e anotação, durante os atendimentos, para melhor entender, sobre o relacionamento de questões de cunho afetivo, social e intelectual, verifiquei no transcorrer da analise que v. e uma criança bastante feliz, efetivamente pertencem a sua família, pois em todas as atividades proposta, sempre se referiu a família e carinho e apreço, V. A., e saudável, esta de acordo com o desenvolvimento para sua faixa etária, onde as crianças utilizam o imaginário, ou seja, o lúdico para o desenvolvimento.
Assim como a aprendizagem, o corpo também esta em desenvolvimento e precisa de atividades, ate como meio de canalizar a energia típica da idade, sugiro para as atividades escolares um reforço pedagógico jogos de adivinhações, alfabeto móvel, recortes, musica, dramatizações, fantoches, atividades repetitivas (copia ditado, escrever no quadro). Mas um espaço onde o lúdico predomine e que de forma diferenciada ele possa realizar atividades que venham a desenvolver os seus conhecimentos e fazer como ele possa adquirir outras, participando efetivamente dessa construção.
Para o desenvolvimento físico, bem como disciplina e canalização de energia, sugiro o trabalho multidisciplinar na realização das atividades, tendo em vista que as atividades requerem um nível elevado, atividades físicas, natação, dança, musica, a fim de melhorar a concentração, tranqüilidade disciplina para sua eficaz realização. Em centros públicos como pólo esportivo existe atendimento gratuito para a população.


4 PARECER PSICOPEDAGÓGICO.
V é uma criança de nove anos de idade que frequenta o terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual e que vem enfrentando dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem.
            Do ponto de vista intelectual apresenta uma estrutura cognitiva correspondente ao nível de transição do pensamento operatório concreto para o operatório formal, o que está adequado para sua idade, nove anos, pois nesta idade é comum que haja prevalência do estágio de inteligência formal com maior utilização do raciocínio hipotético dedutivo.
            Do ponto de vista afetivo demonstra condições adequadas de relacionamento: apresenta uma submissão excessiva a figuras de autoridades bem como uma ligação de dependência com a mãe (relação simbiótica). Reage sempre com autivez a presença de outras pessoas. Demonstram grande necessidade de aceitação/aprovação buscando sempre corresponder as expectativas. Tal comportamento provoca em V. um alto grau de ansiedade frente às exigências as quais é submetida. Os sintomas de ansiedade que apresenta (sudorese, taquicardia, agitação psicomotora) atrapalham o seu raciocínio. Observou-se um vínculo negativo com o processo de aprendizagem, o que interfere no seu desempenho escolar.
Do ponto de vista funcional sua motricidade global é boa, movimenta-se bem, apresenta bom equilíbrio, tem predominância de lateralidade esquerda, apresenta boa motricidade fina. Quanto à orientação espacial V. apresentou um desempenho abaixo do esperado. Tal dificuldade possivelmente ocorreu devido a não exploração do ambiente por v. que apresenta características de personalidade introvertida.  Não conhece as estações do ano e não mencionou corretamente nenhuma data comemorativa (não soube responder quando é Natal e Ano Novo). Dados revelaram dificuldades de orientação alopsíquica, ou seja, dificuldades em fornecer informações referentes ao tempo e ao espaço. Identificação pessoal, revelando saber quem é, como se chama, que idade tem qual sua nacionalidade.
Do ponto de vista pedagógico sabe reconhecer e diferenciar letras, números e sinais de pontuação. ler com naturalidade ( normal )    Quanto à interpretação de tamanho e forma faz sempre referencia a coisa, ao objeto e não a escrita da palavra. Situa-se na fase alfabética de nível de escritas alfabéticas,
            Finalizando, as dificuldades de aprendizagem de V. são decorrentes da falta de atenção e concentração para as atividades a serem desenvolvidas.

5 INFORME PSICOPEDAGÓGICO.
V. A, nascida no dia 24 /de agosto do ano de 2003, atualmente com 9 anos de idade, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Bom Jesus, Porto Velho- Rondônia  foi indicada para avaliação psicopedagógica pela coordenação da escola. O interesse pela realização de um trabalho psicopedagógico surgiu devido à queixa de que V. vem apresentando dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
A avaliação psicopedagógica se deu no período de 16/10/2012 a 29/11/2012, com a realização de sete sessões com duração média de 60 minutos às 2h cada totalizando 15 horas de análise diagnóstica. Na consecução do diagnóstico foram realizadas sessões que se fundamentaram da seguinte forma: Anamnese com a mãe; aplicação da EOCA; aplicação de provas Piagetianas para avaliação do desenvolvimento cognitivo; aplicação de provas projetivas para avaliação da área emocional; aplicação de testes de desempenho sensório-motor para avaliação da área funcional; aplicação de testes para avaliar as habilidades acadêmicas; e entrevista devolutiva a avaliada, seus responsáveis e a instituição onde foi realizado o estágio.
 Ao integrar os resultados obtidos durante todo o processo de investigação psicopedagógica conclui-se que V. traz um histórico de vida marcado por:
No campo afetivo social apresentou indícios de uma forte dependência psicoafetiva, com debilidade do vínculo materno marcado por uma forte simbiose. Construções empobrecidas a cerca do seu conhecimento de mundo, sempre foi muito superprotegida pelos pais em função do problema, que se manifestou aos 2 anos de idade. Baixa auto estima produzida pelo recorrente fracasso escolar. Necessidade de aprovação/aceitação não conseguindo tomar decisões sem que alguém a diga que está certa ou errada.
No campo Funcional verificou-se que V. possui excelente desenvolvimento motor com boa coordenação global. Sua orientação espacial é prejudicada por sua timidez, porem não o impede de olhar, observar, investigar o que está ao seu redor. Sente-se inseguro em ambientes novos. A orientação temporal foi à área em que V. apresentou maior dificuldade, principalmente referente a dados de orientação alopsíquica.
Na área cognitiva apresenta uma estrutura de conhecimento correspondente ao nível de transição do pensamento operatório concreto para o operatório formal, o que não está adequado para sua idade. Apresenta lentidão de raciocínio e elaboração mental empobrecida. V. apresenta uma modalidade de aprendizagem em desequilíbrio quanto aos movimentos de assimilação e acomodação que são sintomatizados na hiperacomodação.
No campo pedagógico verificou-se um vínculo negativo com o processo de aprendizagem e com a professora. Quanto à avaliação dos níveis pedagógicos de escrita leitura e calculo encontra-se na fase pré alfabética de nível de escritas alfabéticas.  Não tem capacidade de antecipar uma representação silábica demonstrando uma elaboração de hipóteses silábicas.  Não Tem domínio da orientação convencional da leitura, respeitando a orientação espacial da direita para esquerda e de cima para baixo. Seu vocabulário é reduzido, não sabe lê corretamente a palavra, mas por vezes não identifica seu significado. Sua sintaxe oral é deficiente no que se refere à concordância verbal e nominal. Tem dificuldades na memorização de frases, dígitos e relatos. Realiza cálculos simples com êxito, mas apresenta dificuldades na compreensão e interpretação das perguntas.
Em suma a hipótese diagnóstica evidencia que v. apresenta diagnóstico de dificuldade de aprendizagem decorrente de uma situação patológica (disritmia) vinculada e agravada por fatores afetivos e sociais.
  O processo de intervenção psicopedagógica deve considerar as características individuais de V. respeitando seu ritmo e suas peculiaridades condizentes ao seu desenvolvimento cognitivo, emocional, lingüístico, psicomotor e social.
PROPOSTA DE INTERVENÇAÕ.
O aluno com dificuldade de aprendizagem exige um atendimento variado que inclui: aulas particulares, aconselhamento profissional especial, desenvolvimento de habilidades básicas, assistência para organizar e desenvolver habilidades de estudo adequadas e/ou atendimento psicopedagógico. Portanto, para melhoria no desempenho escolar de V. algumas recomendações são elencadas:
 Busca de aproximação física com a professora, colocando V. sentada bem próxima a esta durante as aulas, a fim de que os vínculos afetivos com os elementos da aprendizagem possam ser melhorados. Realização de dinâmicas de grupo em sala de aula que visem maior aproximação de V. com os demais alunos da sala. Realização de trabalhos em dupla ou grupos.
 Incentivo a participação de V. as atividades esportivas da escola. Apresenta excelente coordenação motora. Estabelecimento de um horário e um local apropriado para estudo em casa.
As atividades escolares de casa devem ser realizadas diariamente e se necessário com acompanhamento a fim de melhorar o rendimento escolar.  Participação de V. no reforço escolar. Oferecer a V. livros, revistas, gibis, de assuntos que lhe interessam, para diminuir o tempo que fica assistindo televisão. Fazer uma leitura compartilhada em casa e na escola. Envolver V. nas atividades de práticas sociais que exijam habilidades acadêmicas como, por exemplo: lista de compras, escreverem bilhete para mãe ou professora, leitura de um papel de água ou luz, realizar pagamento de faturas, etc.
 Criar atividades contextualizadas de escrita e leitura com a utilização de textos variados para que a construção das hipóteses lingüísticas possa ser elaborada com segurança. Uso de recursos didáticos atraentes que despertem o desejo de aprender. Trabalhar sua independência e autonomia possibilitando seu deslocamento para a escola. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Sentindo na pele o papel desempenhado pelo psicopedagogo clinico pude perceber o quanto é valioso fazer o bem ao nosso próximo, intervir na vida de criança com dificuldades de aprendizagem, estimulando as a superar suas limitações e trazendo de volta sua auto-estima, sua alegria é uma das recompensas que o dinheiro não paga. Portanto, é necessário que o psicopedagogo tenha um olhar abrangente sobre as causas das dificuldades de aprendizagem para que venha compreender mais profundamente como ocorre este processo de aprender utilizando-se de uma abordagem mais ampla na qual não se toma apenas um aspecto da pessoa, mas sua integralidade. A esta idéia Piaget (1978 apud BALESTRA, 2007, p. 47) atesta o fato de que a afetividade e a inteligência são indissociáveis e constituem os dois aspectos de toda conduta humana Espero que como professora e psicopedagogo e pela cobrança da inclusão deste profissional no sistema educacional publico de nossa cidade. Sendo a alfabetização célula mãe que norteia toda trajetória do aprendizado e do saber socialmente elaborado e acumulado pela humanidade, é necessário que saia do discurso de programa vultoso e se transforme em prioridade no contexto. Não cabe ao psicopedagogo julgamentos precoce e equivocados e tão menos divisões de atitudes baseadas nos conceito de certo errado, mas sim, um olhar dirigido a um sujeito, que é único, peculiar e tem sua própria história e, portanto suas atitudes ou falta delas são reflexo dessa constituição, mesmo inserido em um cenário social. É necessário, por fim, considerar o sujeito como um corpo; esse que é dotado de conhecimento, de afetos e emoções, de um organismo, de inteligência e de cultura.




REFERÊNCIAS

BALESTRA, Maria Marta. A psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba: Ibpex, 2007. 

CHAMAT, L.S.J. Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico: O diagnóstico Clínico na Abordagem Interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.

LOPES, Shiderlene Vieira. O processo de avaliação e intervenção em psicopedagogia. Curitiba: Ibpex, 2008.

VISCA, Jorge. Técnicas projetivas Psicopedagógica e pautas gráficas para a sua interpretação Buenos Aires. Visca e Visca, 2008.

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