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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Diagnóstico

DIAGNÓSTICO
As atividades desenvolvidas, observadas e analisadas no presente estágio, foram instrutivas e que nos faz, perceber claramente a distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica da Escola e o que acontece na instituição no seu dia-a-dia. No que diz respeito a parte pedagógica assistida naquela Instituição, é que muitas vezes os alunos têm dificuldade no aprendizado. Falta uma base de compreensão. Mais estratégias do professor que motivem o aluno.
Segundo Scoz, (2008, p14) “A falta de conhecimento teórico consistentes é um dos fatores que leva as professoras a encontrarem dificuldades para “criar” estratégias de ensino adequadas aos objetos traçados, fazendo-as procurar respostas prontas para suas dúvidas. Outro componente que interfere na capacidade criativa das professoras relaciona-se às influencias que sofreram por parte do sistema escolar de ensino durante muitos anos”.
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Identificamos que a maioria dos alunos observados não estão conseguindo desenvolver a competência e habilidade na leitura, escrita e compreensão que na verdade são eixos principais na formação do educando.

Para FAGALI, (1993, p14) “Para que o professor se torne um elemento facilitador que leve o educando ao desenvolvimento da autopercepção, percepção do mundo e do outro, integrando as três dimensões, deve estar aberto e atento para lidar com questões referentes ao respeito mútuo, relações de poder, limites e autoridade”.

“segundo a teoria Piagetiana do desenvolvimento cognitivo baseia-se na premissa de que as pessoas tentam atribuir sentido ao mundo por meio de experiências diretas com objetivos, pessoas e idéias”. A maturação, a atividade, a transmissão social e a necessidade de equilíbrio influenciam o modo como os processos de pensamento se desenvolvem.
Em linhas gerais verificamos três eixos fundamentais para o levantamento do diagnóstico: Prática Pedagógica, Postura do Professor e Gestão Escolar. Podemos perceber na clientela atendida nesta unidade escolar à dificuldade em relação professor/direção/aluno/ família, uma linguagem diferente na dicotomia de pensamento e das ações.

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