DIAGNÓSTICO
As
atividades desenvolvidas, observadas e analisadas no presente estágio,
foram instrutivas e que nos faz, perceber claramente a distância entre o
que está escrito na Proposta Pedagógica da Escola e o que acontece na
instituição no seu dia-a-dia. No que diz respeito a parte pedagógica
assistida naquela Instituição, é que muitas vezes os alunos têm
dificuldade no aprendizado. Falta uma base de compreensão. Mais
estratégias do professor que motivem o aluno.
Segundo
Scoz, (2008, p14) “A falta de conhecimento teórico consistentes é um
dos fatores que leva as professoras a encontrarem dificuldades para
“criar” estratégias de ensino adequadas aos objetos traçados, fazendo-as
procurar respostas prontas para suas dúvidas. Outro componente que
interfere na capacidade criativa das professoras relaciona-se às
influencias que sofreram por parte do sistema escolar de ensino durante
muitos anos”.
.
Identificamos
que a maioria dos alunos observados não estão conseguindo desenvolver a
competência e habilidade na leitura, escrita e compreensão que na
verdade são eixos principais na formação do educando.
Para
FAGALI, (1993, p14) “Para que o professor se torne um elemento
facilitador que leve o educando ao desenvolvimento da autopercepção,
percepção do mundo e do outro, integrando as três dimensões, deve estar
aberto e atento para lidar com questões referentes ao respeito mútuo,
relações de poder, limites e autoridade”.
“segundo
a teoria Piagetiana do desenvolvimento cognitivo baseia-se na premissa
de que as pessoas tentam atribuir sentido ao mundo por meio de
experiências diretas com objetivos, pessoas e idéias”. A maturação, a atividade, a transmissão social e a necessidade de equilíbrio influenciam o modo como os processos de pensamento se desenvolvem.
Em
linhas gerais verificamos três eixos fundamentais para o levantamento
do diagnóstico: Prática Pedagógica, Postura do Professor e Gestão
Escolar. Podemos perceber na clientela atendida nesta unidade escolar à
dificuldade em relação professor/direção/aluno/ família, uma linguagem
diferente na dicotomia de pensamento e das ações.
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