TITULO
Educação e Vida
1 TEMA
Apresentação de Sarau de Fabula, na Escola E.E.F. Bom Jesus
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Realização de Sarau de Fabulas, sobre o tema Valore Humanos
no turno da manhã, na E.E.E.F. Bom Jesus
3 PROBLEMA DE PESQUISA
Como aplicar um projeto de Intervenção Psicopedagógico na
E.E.E.F. Bom Jesus
4 HIPÓTESES
* A metodologia tradicional usada nas escolas não favorece o
desenvolvimento do interesse e da curiosidade dos alunos
pelo assunto estudado.
* Estratégias de ensino ao aluno, associar seu dia -a - dia despertando
mais interesse pelo assunto.
5 OBJETIVOS
GERAL.
* Valorizar a infância e a imaginação infantil a partir da constituição da
identidade e dos valores humanos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
* Desenvolver o gosto pela leitura infantil;
* Ampliar a criatividade;
* Refletir sobre os valores essenciais para a convivência humana;
* Estimular a fantasia e as mais diversas formas de representação
e expressão;
* Organizar e desenvolver e realizar um sarau de reflexão de valores;
* Auxiliar os alunos no decorrer do desenvolvimento das suas atividades.
6 JUSTIFICATIVA
Vygotsky, em sua teoria histórico-cultural afirma que o homem é um ser
de natureza social e que a criança nasce com apenas uma
potencialidade: a de aprender aptidões, de desenvolver sua
inteligência (através da linguagem oral, da atenção, da memória, do
pensamento, do controle da própria conduta, da linguagem escrita) e
sua personalidade (através da autoestima, dos valores morais, éticos e
da afetividade).
Wallon afirma que o meio e a cultura condicionam os valores morais e
sociais que a criança incorporará, e que devem ser cultivados os
valores de solidariedade e justiça. Insiste na importância de o
professor conhecer as condições de existência de seu aluno, para saber
quais os valores que nela estão sendo cultivados, nos outros meios em
que está imersa, e saber como cultivar aqueles que são seu objetivo.
Portanto, acreditando nestas afirmações, uma das propostas do Projeto
Psicopedagógico das Escolas do Campo para esse ano de 2011, é a
utilização de filmes do Pequeno Príncipe, bem como a literatura desta
obra, como fonte de reflexões embasadas em valores como: honestidade,
ética, educação, cultura, humildade, bondade, moral, respeito,
solidariedade, essenciais aos seres humanos. Valores estes que
precisam estar inseridos nas relações interpessoais.
Assim, com o intuito de aprimorar a oralidade, a interação e a prática
prazerosa da leitura e escrita dos alunos nas escolas, este projeto de
intervenção
psicopedagógico priorizando a ludicidade como instrumento da
aprendizagem e formação pes e social de nossos educandos.
7 METODOLOGIA
O trabalho consistirá na organização, desenvolvida e realização
de reflexão.
Primeiramente a sala de aula ou pátio será organizados, será dividido
em ou turma,
e serão sorteados tema para os grupos apresentarem. Cada grupo será responsável
por escolher uma maneira de apresentar seu trabalho e um estagiário
ficará responsável
por auxiliar cada grupo durante o desenvolvimento de suas atividades.
O sarau será realizado em sala de aula ou no pátio, e os outros
assistirão as apresentações.
1º Momento: Arrumação da sala ou pátio
2º Momento: Breve explanação do projeto
3º Momento: Apresentação dos grupos
4º Momento: Finalização do projeto e agradecimento a escola.
8 População e Amostra
O projeto será realizado na E.E.E.F. Bom Jesus, no turno da
manhã, contando
com a participação da escola para apreciação.
9 RECURSOS
Auditório, fantoches, caixa de som, microfone.
10 CRONOGRAMA
27/11/2012 Apresentação para os alunos e professores, delimitação dos
grupos e do tema.
29/11/2012 Desenvolvimento do projeto.
04/11/2012 Desenvolvimento do projeto.
06/11/2012 Apresentação do Sarau.
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Obra citada
Autor: SAINT- aexupéry, Antoine (1943)
Editora: Agir
Wallon, H. A evolução psicológica da criança. ( Lisboa: Edição 70, 1968 )
VYGOTSKY, Um Processo Sócio Histórico, ( p. 111 1978, p.101 )
Editora: Scipione
Obra consultada
Sabine e Oliveira ( 2006 )
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