Seguidores

domingo, 2 de dezembro de 2012

Projeto



TITULO

    Educação e Vida

1 TEMA

      Apresentação de Sarau de Fabula, na Escola E.E.F. Bom Jesus

2  DELIMITAÇÃO DO TEMA

     Realização de Sarau de Fabulas, sobre o tema Valore Humanos
no turno da manhã, na E.E.E.F. Bom Jesus

3   PROBLEMA  DE PESQUISA

          Como aplicar um projeto de Intervenção Psicopedagógico na
E.E.E.F. Bom Jesus


4   HIPÓTESES

*    A metodologia tradicional usada nas escolas não favorece o
     desenvolvimento do interesse e da curiosidade dos alunos
     pelo assunto estudado.
*    Estratégias de ensino ao aluno, associar seu dia -a - dia despertando
     mais interesse pelo assunto.

5   OBJETIVOS
          GERAL.

*    Valorizar a infância e a imaginação infantil a partir da constituição da
      identidade e dos valores humanos.

     OBJETIVOS
         ESPECÍFICOS

*     Desenvolver o gosto pela leitura infantil;
*     Ampliar a criatividade;
*     Refletir sobre os valores essenciais para a convivência humana;
*     Estimular a fantasia e as mais diversas formas de representação
e expressão;
*     Organizar e desenvolver e realizar um sarau de reflexão de valores;
*     Auxiliar os alunos no decorrer do desenvolvimento das suas atividades.

 6    JUSTIFICATIVA

        Vygotsky, em sua teoria histórico-cultural afirma que o homem é um ser
de natureza social e que a criança nasce com apenas uma
potencialidade: a de aprender aptidões, de desenvolver sua
inteligência (através da linguagem oral, da atenção, da memória, do
pensamento, do controle da própria conduta, da linguagem escrita) e
sua personalidade (através da autoestima, dos valores morais, éticos e
da afetividade).
      Wallon afirma que o meio e a cultura condicionam os valores morais e
sociais que a criança incorporará, e que devem ser cultivados os
valores de solidariedade e justiça. Insiste na importância de o
professor conhecer as condições de existência de seu aluno, para saber
quais os valores que nela estão sendo cultivados, nos outros meios em
que está imersa, e saber como cultivar aqueles que são seu objetivo.
      Portanto, acreditando nestas afirmações, uma das propostas do Projeto
Psicopedagógico das Escolas do Campo para esse ano de 2011, é a
utilização de filmes do Pequeno Príncipe, bem como a literatura desta
obra, como fonte de reflexões embasadas em valores como: honestidade,
ética, educação, cultura, humildade, bondade, moral, respeito,
solidariedade, essenciais aos seres humanos. Valores estes que
precisam estar inseridos nas relações interpessoais.
      Assim, com o intuito de aprimorar a oralidade, a interação e a prática
prazerosa da leitura e escrita dos alunos nas escolas, este projeto de
intervenção
psicopedagógico priorizando a ludicidade como instrumento da
aprendizagem e formação pes e social de nossos educandos.

7 METODOLOGIA

      O trabalho consistirá na organização, desenvolvida e realização
de reflexão.
Primeiramente a sala de aula ou pátio será organizados, será dividido
em  ou turma,
e serão sorteados tema para os grupos apresentarem. Cada grupo será responsável
por escolher uma maneira de apresentar seu trabalho e um estagiário
ficará responsável
por auxiliar cada grupo durante o desenvolvimento de suas atividades.
     O sarau será realizado em sala de aula ou no pátio, e  os outros
assistirão as apresentações.


     1º Momento:  Arrumação da sala ou pátio
     2º Momento:   Breve explanação do projeto
     3º Momento:  Apresentação dos grupos
     4º Momento:   Finalização do projeto e agradecimento a escola.

8 População e Amostra

       O projeto será realizado na E.E.E.F. Bom Jesus, no turno da
manhã, contando
com a participação da escola para apreciação.

 9 RECURSOS

      Auditório, fantoches, caixa de som, microfone.

10 CRONOGRAMA

27/11/2012  Apresentação para os alunos e professores, delimitação dos
grupos e do tema.
29/11/2012  Desenvolvimento do projeto.
04/11/2012  Desenvolvimento do projeto.
06/11/2012  Apresentação do Sarau.


11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Obra citada

      Autor: SAINT- aexupéry, Antoine (1943)
      Editora: Agir
      Wallon, H. A evolução psicológica da criança. ( Lisboa: Edição 70, 1968 )
      VYGOTSKY, Um Processo Sócio Histórico, ( p. 111 1978, p.101 )
      Editora: Scipione




Obra consultada
     Sabine e Oliveira ( 2006 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário