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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3º
Ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Bom Jesus

2. JUSTIFICATIVA

No cotidiano das salas de aula é possível perceber nos alunos certa
dificuldade na aprendizagem. Perante tal situação, este projeto é
importante para os membros do grupo que lidam diretamente com está
problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados
na resolução dessas dificuldades, no contexto da reflexão sobre o
processo de ensino aprendizagem, atento as características do aluno
quanto ao perfil do professor, já que ambos são peças-chave para
compreender o contexto da aprendizagem escolar.

Dificuldades de aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um
grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades
significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da
fala, da leitura, da escrita e do raciocínio.

Mas a aprendizagem não se restringe apenas as dependências escolares,
os fatores exógenos são de fundamental importância neste contexto
educacional, pois diz respeito à natureza, à direção e ao ritmo do
desenvolvimento. É neste sentido que a família é determinante no
processo de ensino-aprendizagem, já que é a primeira fonte de relações
sociais do individuo e neste seio é possível se estabelecer condições
para que haja possíveis dificuldades de aprendizagem.

A família e a escola têm papéis formadores, mas cada um com suas
responsabilidades e com papéis bem definidos, ambos ensinam e educam.
Não é mais cabível e nem aceitável no mundo de hoje, que se tomem
atitudes condenáveis em relação aos alunos com dificuldades de
aprendizagem, tanto na escola quanto em casa.

A educação é fundamental no desenvolvimento das habilidades e do
caráter dos alunos, a influência da família, no entanto, é básica e
fundamental no processo educativo do imaturo e nenhuma outra
instituição está em condições de substituí-la. A educação para ser
autêntica, tem de respeitar a individualização, à apreensão da
essência de cada educando, em buscas das suas fraquezas e temores, das
suas fortalezas e aspirações. O processo educativo deve conduzir a
responsabilidade, a liberdade, a crítica e a participação.

Portanto, em um primeiro momento este projeto visa detectar quais são
estas dificuldades presentes nos alunos.

O processo de ensino aprendizagem não pode ser tratado como algo
isolado e único no espaço da sala de aula. Faz-se necessário que o
trabalho educacional transcenda os muros da escola como práticas
educativas que enlace o contexto social do aprendiz,
proporcionando-lhe condições que possibilite o desenvolvimento da
capacidade de aprender sempre.

Mas a este respeito que se faz um questionamento em torno da família:
"Qual a importância da família no contexto da aprendizagem?

Sabe-se que qualquer aprendizado requer uma boa comunicação entre os
participantes deste processo. O bom gerenciamento das formas de
comunicar-se é uma ação muito complexa e Moram (1998, p. 38) “explica
o r que o campo onde se decide realmente a comunicação é o pessoal, o
intrapessoal, que interfere profundamente nas outras formas de
comunicação [...]. A comunicação mais difícil é a intrapessoal:
conseguir expressar as múltiplas vozes que se manifestam em nós,
coordená-las, integrá-las e orientá-las para uma vivência cada vez
mais enriquecedora”.

E é neste sentido que este projeto surge também para enfocar a árdua
missão de coordenar as "vozes internas" que canalizam a comunicação
para o aprendizado como uma prática docente e desta maneira, propiciar
um desenvolvimento crescente do alunado, tendo em vista que quanto
mais pessoas conseguirem mudar, evoluir, tornarem-se mais críticas e
flexíveis frente às mudanças, mais facilmente a sociedade evoluirá,
pois são em cada um dos indivíduos que se definem as mudanças mais
radicais que afetarão toda a sociedade.

E estes são os "mistérios" que este estudo visa desvendar: identificar
dificuldades de aprendizagem, verificar as práticas docentes, bem como
atenuar a relação da família neste contexto educacional.

3. PROBLEMA

Quais as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do 3º
ano das séries iniciais da Escola Estadual do Ensino Fundamental  Bom
Jesus?

4. HIPÓTESE

As diferentes formas de compreensão sobre os conteúdos ministrados em
sala de aula implicam nas dificuldades de aprendizagem entre os alunos
do 3º ano.

A desmotivação para o aprendizado é um fator que influencia nas
dificuldades de aprendizagem.

Condições familiares econômicas, culturais e psico-emocionais
interferem no cotidiano escolar implicando nas dificuldades de
aprendizagem do aluno.

5. OBJETIVOS

5.1 - Objetivo Geral:

Analisar as dificuldades que os alunos do 3º ano das séries iniciais
da Escola Estadual Ensino Fundamental Bom Jesus  enfrentam.

5.2 - Objetivos Específicos:

Identificar quais as dificuldades de aprendizagens os alunos do 3º ano
do ensino fundamental enfretam nesta referida escola.

Verificar a freqüência da participação dos pais no processo de ensino
aprendizagem dos alunos;

Propor novas metodologias de ensino que contribua para o progresso da
aprendizagem.

6. METODOLOGIA

As escolhas dos aspectos metodológicos de um trabalho de pesquisa são
de suma importância, pois há inúmeras metodologias de trabalho e a
melhor adequação dos meios indicará a eficácia da pesquisa.

Os objetivos deste trabalho apontam para um desenvolvimento de estudo
de campo para obter dados e mediar situações.

Como se pretende analisar as dificuldades que os alunos do 3º ano do
ensino fundamental da Escola Estadual Bom Jesus enfrentam, tal
pesquisa terá caráter qualitativo e quantitativo, visto que procurará
quantificar opiniões na forma de coleta de informações utilizando
técnicas estatísticas na pesquisa, além de analisar as diferenças e
singularidades das variáveis apontadas pela metodologia adotada, de
forma a entender os processos dinâmicos adotados pelos sujeitos da
pesquisa.

Este estudo também visa propor novas metodologias de ensino que
contribua para o aprimoramento da aprendizagem, isso acaba por se
caracterizar em uma modalidade de pesquisa e ação que podem e devem
caminhar juntas quando se pretende a transformação da prática. No
entanto, a direção, o sentido e a intencionalidade dessa transformação
serão o eixo da caracterização da abordagem da pesquisa- ação.

Para tanto o estudo será desenvolvido na Escola Estadual de Ensino
Fundamental  Bom Jesus, localizado na Zona Leste-Nova Porto Velho. Os
Estudantes do 3º ano da referida escola serão o público alvo, como a
escola dispõe de uma turma com 35 alunos, todos serão analisados
conforme o instrumento de pesquisa, tendo em vista que todos vivenciam
as questões norteadoras desta análise no seu cotidiano.

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