O que se pretende em aulas de artes, é colocar as crianças em contato direto com a arte.
A arte envolve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa
ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e e
técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de
arte.
a experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e
qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma
conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.a
experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde
importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi
realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que
constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios
alunos.
Para a psicopedagogia, a arte vai além...
Desde
criança, gostamos muito de desenhar. Qualquer cantinho vazio de papel,
qualquer lugar que possamos rabiscar, lá estamos nós. Desenhamos
qualquer coisa e dizemos qualquer significado e os adultos acham lindo,
tudo que a criança faz de desenho e mostra aos pais, é lindo.
Estes
desenhos no entanto, as vezes apresentam através da interpretação,
atitudes negativas ou positivas, pois a criança desenha situações ou
objetos por exemplo, da maneira que os interpreta e de acordo com a
realidade em que vive.
O Psicopedagogo assim como o Psicólogo,
tem habilidades para trabalhar com a criança através do desenho
infantil, pois é através de um processo avaliativo e não só do desenho
isolado, que estes profissionais poderão detectar algo importante que a
criança esteja tentando nos transmitir. Através deste processo, pode-se
detectar por exemplo, problemas emocionais, comportamentais, escolares,
no âmbito familiar, depressão, entre outros. Verificado o problema,
encaminha-se então a criança ao profissional habilitado para realização
da terapia adequada.
Lembramos
que é importante uma equipe multidisciplinar para a realização de um
bom diagnóstico e terapia, contendo psicopedagogo e psicólogo, podendo
também ser encaminhado o caso para avaliação com fonoaudiólogo,
neurologista, otorrinolaringologista e oftamologista.
A criança é um todo, e não, partes. Quando uma coisa não funciona bem, pode afetar outras coisas.
Para a avaliação diagnóstica através do desenho infantil, podemos realizar alguns testes como:
Projetivos
Avalia os vínculos relacionais que podem interferir no processo de aprendizagem.
- Alegoria Animais;
- Par Educativo;
- Os quatro momentos do dia;
- Desenho livre;
- Família Educativa;
- Plano de minha casa;
- Desenhos em episódios;
- Dia do meu aniversário.
Estes são alguns dos testes aplicados, dentre tantos.
Se desejar saber mais a respeito do assunto, entre em contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário