A leitura e a escrita são hoje
um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de
forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a
utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no
mundo letrado.
. OBJETIVOS:
. OBJETIVOS GERAIS:
• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.
. OBJETVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo
escrito e dos portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e
reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e
ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões,
definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o
que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da class
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
• Participar do Dia D da leitura e contação de histórias, expondo os trabalhos produzidos.
. METODOLOGIAS:
• Apresentação do projeto aos professores para articulação de idéias e ações;
• Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
• Contação de historias por professores;
• Contação de histórias por alunos;
• Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
• Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Contação de histórias usando fantoches;
• Escrita e reescrita de histórias;
• Complementação de histórias lacunadas;
• Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
• Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
• Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
• Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
• Realização do Dia D da leitura
e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com
divulgação dos livretos produzidos.
. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto ocorrerá
durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação
da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral,
confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras
atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem
como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os
avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do
projeto.
. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico
que a diretora da escola alguns alunos do 3º ano estariam com dificuldades na
leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que
possibilitou aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à
hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita
estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em
especial aos textos literários.
. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A definição do tema desse
projeto para ser desenvolvido em nossa escola se apóia no conhecimento
que temos de que o trabalho com a literatura infantil e infanto juvenil
pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das
crianças, ajudando a formar leitores.
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